29.11.10

Correio Braziliense/ divirta-se

06/11/2010
Peça dirigida por Alessandra Colasanti discute o tema da violência


Mariana Moreira
Banal estreia no Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil: sarcasmo e improvisação em temporada até o fim do m
A atriz , autora, diretora, perfomer e videomaker Alessandra Colasanti fez sucesso ao rodar cidades e países vestida de Bailarina de Vermelho, personagem que criou para fundir referências clássicas e intelectuais com humor e ironia. Agora, ela usa o sarcasmo e outros elementos presentes em sua obra, como a performance, a arte contemporânea, os vídeos, e ainda acrescenta matérias jornalísticas para abordar um problema que inquieta a sociedade e torna-se cada vez mais preocupante: a violência. Assim é Banal, espetáculo que estreou na quinta-feira e fica em cartaz no Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil até 28 de novembro.

Mas a violência não surge de forma bruta e escandalosa. “A peça se passa no Museu do Cubo Branco e a obra é criação do artista Século, que fala da violência como manifestação estética”, explica Alessandra. Em cena, os episódios ganham tom de stand-up comedy, relatados por cinco atores que parecem fazer parte de uma burguesia ao mesmo tempo refinada e ultrapassada. Alternam momentos em que interpretam personagens, com passagens mais intimistas, em que se apresentam para a plateia e contam relatos em primeira pessoa.

Durante a criação, que reuniu a diretora e o elenco da peça — formado por Carol Portes, Fabrício Belsoff, Fernanda Felix, João Velho e Thiare Maia —, houve um cuidado especial para não resvalar em um discurso panfletário. “O espetáculo é artístico e, não, político”, alerta. Prova disso são os diferentes recursos mesclados. Além das atuações, das referências à arte e do texto, Alessandra recorre a vídeos para complementar as sensações. Enquanto um telão projeta imagens de espaços urbanos e galerias de arte, em referência ao espaço público, a intimidade e o universo privado surgem em três monitores, que mostram momentos filmados dentro da casa da autora.


http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=11572&secao=Programe-se&data=20101106

Nenhum comentário:

Postar um comentário